domingo, 29 de agosto de 2010

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS MORADORES E AMIGOS DO BAIRRO OURO VELHO – AMABOV

BOLETIM INFORMATIVO no. 1 - nova lima - maio/2008


No dia 13 de fevereiro, moradores do Bairro Ouro Velho reunidos à Alameda das Amendoeiras, 490, criaram a Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Bairro Ouro Velho (AMABOV).

Muito embora esses moradores venham se reunindo desde agosto de 2007 _ em número cada vez maior _ , para debater os problemas do Bairro Ouro Velho e tenham chegado a um consenso sobre alguns pontos básicos que constituem os pressupostos de sua proposta, a decisão, por unanimidade, de criação da Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Bairro Ouro Velho, não foi uma decisão fácil. O apego à antiga associação do Bairro, que muito contribuiu para as melhorias da qualidade de vida da comunidade, e à qual muitos eram associados há cerca de 20, 30 anos, assim como a preocupação em não dividir os moradores muito pesaram nas discussões.

Todavia, não vimos alternativas. A importância para todos nós de resgatar os valores que nortearam a antiga Associação dos Moradores do Bairro Ouro Velho, que não mais existe, de reunir a comunidade em torno dos seus verdadeiros interesses, num clima de cordialidade e respeito mútuo e de, sobretudo, representá-la junto aos poderes públicos, bem como a necessidade de defender a grande maioria dos moradores das ameaças de cobrança judicial que vêm sofrendo, falaram mais alto.

Decidiu-se, então, pela criação da Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Bairro Ouro Velho. As reuniões da AMABOV que se seguiram à sua criação traçaram algumas metas importantes a serem alcançadas, referentes à segurança, limpeza e conservação, meio ambiente, lazer e confraternização. Para tanto foram definidas comissões de trabalho que já começaram a agir.

Desta forma, estão sendo agendadas reuniões com autoridades policiais e experts em segurança para traçar, juntamente com os moradores do Bairro e representantes dos bairros vizinhos, medidas eficazes e menos onerosas de segurança para a região.

Após acertos estabelecidos com o Prefeito de Nova Lima, com o qual estivemos reunidos, ficou combinado com o funcionário responsável pelo setor de limpeza da Prefeitura, que a capina do Bairro deverá ser feita ainda em maio. Discussões estão sendo encaminhadas no sentido de se estabelecer uma rotina de varrição e limpeza. Os moradores que participam da AMABOV acreditam que, pelo fato de já se pagar o IPTU e outras tarifas, deve-se cobrar do poder público os serviços aos quais fazemos jus, fazendo valer os nossos direitos, ao invés de se contratar serviços paralelos que oneram o custo das contribuições a serem pagas mensalmente à Associação.

Decidiu-se, também, solicitar aos moradores do Bairro que apontem à AMABOV os trechos de ruas que apresentam problemas ou precisam ser refeitos para que seja estabelecido um planejamento das intervenções a serem feitas no Bairro e providências sejam tomadas junto à Prefeitura de Nova Lima no sentido de sanar tais problemas, a exemplo do que já está combinado quanto à limpeza e varrição das ruas.

Eventos relativos ao meio ambiente e sua proteção, conhecimento dos problemas com os quais convivemos e medidas a serem tomadas, estão sendo programados, assim como as festividades. Reeditaremos a festa junina em local ainda a ser determinado.

Decidiu-se que uma taxa no valor de R$ 50,00 (cinqüenta Reais) deverá ser paga pelos associados moradores. Parte deste montante se destinará às despesas eventuais da AMABOV e uma outra parte aos serviços dos advogados que deverão defender os moradores das cobranças judiciais.

Decidiu-se, ainda, que, a AMABOV organizará e fará através dos seus advogados a defesa dos seus associados em face da cobrança judicial que a Associação dos Moradores do Condomínio Ouro Velho ameaça mover contra os moradores do Bairro Ouro Velho e de bairros fronteiriços. Sabe-se que muitos moradores, atingidos pela referida ameaça, não possuem condições de arcar com as taxas de “condomínio” que lhes tem sido impostas e, muitos menos com as despesas com a sua defesa na justiça. Neste caso, muitos desses moradores seriam literalmente expulsos do Bairro Ouro Velho e bairros vizinhos onde habitam há anos ou décadas. Assim, a defesa desses nossos vizinhos, de forma solidária e feita pelo conjunto da coletividade associada à AMABOV, foi um dos motivos que pesou na hora de criarmos a Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Bairro Ouro Velho.

Desde já, propostas, idéias de moradores e outras contribuições podem ser encaminhadas à diretoria da AMABOV para o encaminhamento e acompanhamento junto aos órgãos públicos.

Um comentário:

  1. Bom Dia,
    Fui surpreendido com a noticia que o transporte publico da linha JOSE DE ALMEIDA da empresa Via Ouro não esta circulando na sua rota dentro do Bairro Ouro Velho, Gostaria de saber se isso é legal!

    ResponderExcluir